Além de premiação em dinheiro, autor da melhor redação estadual receberá um troféu

Salvador, 6/5/2025 – Juan do Nascimento Pereira, do 8º ano do ensino fundamental II, na escola municipal Dr. Tranquilino Leovigildo Torres, em Condeúba/BA, é o vencedor da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O estudante, de 14 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, conforme o regulamento.

Finalistas – A segunda e a terceira colocadas estaduais são: 

  • Sabrina Souza Carvalho, da Escola Municipal Pingo de Gente, em Licínio de Almeida/BA;
  • Luísa Scarpa Zanon, do Colégio e Cursos Gauss, em Barreiras/BA.

Já as primeiras colocadas na etapa nacional são:

  • Beatriz Kfouri Azevedo, da Maple Bear Aracaju, em Aracaju/SE;
  • Ana Luíza Costa Silva, da Associação Educacional Professora Noronha, em Dom Pedro/MA;
  • Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto, em Parnaíba/PI. 

Mais informações estão disponíveis no site dos Correios

Nesta edição, os jovens foram convidados a darem voz à imensidão do mar, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, os participantes tiveram a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo. 

No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional, onde são selecionadas as três melhores redações. Destas, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, que é de responsabilidade da UPU. Este ano, os Correios receberam 3.881 cartas, de 1.918 escolas participantes. Na Bahia, foram 130 e 65, respectivamente. 

Histórico – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é mais um compromisso dos Correios com o desenvolvimento nacional por meio da educação e com sua atuação como agente público do governo federal. Além de incentivar a escrita entre os jovens, também fortalece o papel da estatal na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento da sociedade. 

Segundo país mais bem colocado no Concurso, o Brasil conquistou 3 medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006); 2 de prata (1978 e 1980); 2 medalhas de bronze (1992 e 2015) e 6 menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023). O país só fica atrás da China, que possui 5 medalhas de ouro. A carta vencedora de 2024 foi de uma estudante do Quênia, na África. 

Os resultados dos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global.

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também