A Academia Barreirense de Letras (ABL), que completa 14 anos de criação nesta segunda-feira, 20, está participando da organização da IV Festa Literária de Barreiras (Flib), como uma das instituições curadoras, ao lado do IFBA, Uneb, Ufob, NTE11 e a ABL. A realização da Flib é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e conta com o patrocínio de diversas empresas privadas.
Ao longo dos anos a ABL tem criado espaços e situações de fomento a leitura e escrita em Barreiras. A instituição atualmente conta com vinte e cinco membros efetivos, entre escritores de literatura infantil, poetas, romancistas, contistas, cordelistas, cronistas, biógrafos, cientistas e arte visual.
A instituição tem firmado, ao longo dos anos, parcerias importantes para a consolidação de suas atividades: Ponto de Cultura Flor do Trovão, UFOB, UNEB, Prefeitura Municipal, Polícia Militar, são alguns dos parceiros que auxiliam a entidade no fomento à literatura e atividades sociais.
Alguns projetos da instituição têm tido grande repercussão não apenas literária, mas social também. Entre elas, destacam-se a Roda de Conversa e Poesia na Praça, Escrevivências Geraizeiras, Cartas para a Vida e ABL na Escola.