
A cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, está no traçado de um dos projetos ferroviários mais importantes em andamento no Brasil: a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Com o objetivo de fortalecer a infraestrutura logística do país, a ferrovia irá ligar o município de Ilhéus, no litoral baiano, ao estado do Tocantins, onde se conecta à Ferrovia Norte-Sul, criando um corredor estratégico para o escoamento de grãos, minérios e outros produtos.
O trecho que contempla Barreiras é o segundo dos três previstos no projeto, com aproximadamente 485 km entre Caetité e o município. Esse segmento está em construção e, quando concluído, deverá integrar Barreiras ao novo eixo de transporte de carga que atravessa a Bahia rumo ao centro-norte do Brasil. A cidade terá papel-chave, especialmente por sua posição geográfica e vocação agrícola.
A chegada da ferrovia deve trazer impactos significativos para Barreiras. A principal expectativa é a redução dos custos logísticos, especialmente para o agronegócio, que hoje depende fortemente do transporte rodoviário. Além disso, a cidade pode se beneficiar com a atração de novos investimentos, geração de empregos diretos e indiretos, e desenvolvimento de setores ligados à armazenagem, transporte e comércio.
Embora o trecho ainda esteja em construção, a FIOL já representa uma possibilidade concreta de mudança na matriz de transporte do oeste baiano. Se bem implementada, a ferrovia poderá consolidar Barreiras como um dos principais centros logísticos do interior do Nordeste.