Dados do Ministério da Saúde apontam que São Desidério está situada em uma área de alta vulnerabilidade para a doença de Chagas. Por isso, em junho de 2024, o município passou a ser o único da Bahia a compor o grupo das cinco cidades brasileiras selecionadas para receber ações do projeto IntegraChagas Brasil, uma iniciativa pioneira no país para facilitar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Desde então, mais de 200 profissionais de saúde foram capacitados; quase seis mil pessoas fizeram testes rápidos de rastreio para a doença no município; mais de 100 novos casos foram identificados e uma linha de cuidado específica foi organizada para acompanhar pessoas diagnosticadas.

O primeiro boletim epidemiológico foi elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e com a coordenação da Vigilância e da Atenção em Saúde da cidade, e traz dados importantes para a elaboração de políticas públicas de cuidado mais precisas no atendimento à população local.

O Lançamento do documento será no dia 22 de maio, às 8h30, no Centro Cultural Celso Barbosa, durante mais uma rodada de visitas da coordenação do projeto IntegraChagas Brasil à cidade, a segunda este ano.

O evento será aberto ao público e deve contar com uma rápida apresentação de indicadores essenciais para a compreensão sobre a maneira como a doença de Chagas se apresenta como problema de saúde pública no município.

IntegraChagas Brasil – O IntegraChagas Brasil é projeto estratégico demandado e financiado pelo Ministério da Saúde, sob coordenação do Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo principal é ampliar o acesso à detecção e ao tratamento da doença de Chagas.

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também