A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida por José de Arimateia (PRB), visitou a Barragem de Cariacá, em Monte Santo, na manhã desta segunda-feira (10). A vistoria aconteceu após o deputado Laerte do Vando (PSC) solicitar a presença do colegiado para verificar in loco os problemas na estrutura do reservatório. Essa é a 13ª barragem que a comissão inspeciona. Além do colegiado, a população aguardava a presença dos técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), da unidade de Fortaleza, responsável pela reparação do açude, mas houve uma atraso na programação e a vistoria precisou ser adiada para esta terça-feira (11).
Apesar de não ter sido citada no Relatório de Segurança de Barragens – RSB de 2017, divulgado em dezembro de 2018, a Coordenadoria estadual do órgão (CEST/BA) reconheceu a necessidade de reparos na estrutura do reservatório. Em relatório encaminhado anteriormente para a assessoria do deputado Laerte, o chefe do serviço técnico do Dnocs/BA, Raimundo Goethe, afirmou que a anomalia identifi cada “não compromete de imediato a segurança, mas, caso venha a progredir, pode comprometê-la, devendo ser controlada, monitorada ou reparada”.
A informação foi confirmada pelo engenheiro agrônomo e assessor técnico do colegiado, Eduardo Macário. Durante a inspeção realizada na companhia dos deputados e vereadores, ele relatou que a falta de manutenção pode trazer sérios danos para a população que vive às margens da barragem, já que o risco de erosão existe. “Não vi risco iminente, mas a ausência de manutenção é preocupante”, sinalizou.
Como a barragem é de responsabilidade do Dnocs e o órgão não possui recursos sufi cientes para fazer os reparos, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado José de Arimateia (PRB), destacou a necessidade de buscar emendas parlamentares na esfera federal e parabenizou o deputado Laerte e o prefeito Vando pelo empenho.
“Tenho esperança que essa obra saia o quanto antes, pois o que estava retardando a obra de recuperação da Barragem de Cariacá era a espera pelos técnicos do Dnocs de Fortaleza, responsáveis pela atualização do preço do projeto. Parabenizo o deputado Laerte e o seu pai – o prefeito de Monte Santo, Vando – pela dedicação e esforço para realizar essa obra tão importante para o povo do município”, pontuou.
A importância da política de prevenção foi destacada pelo presidente da Câmara local, Rodnei do Elizeu. “É preciso parar de deixar que as coisas aconteçam para depois tomar as providências”, pontuou, ao citar os casos de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Para o deputado Laerte, a obra vai trazer o alívio para centenas de famílias que vivem no entorno da barragem.
“Marcamos essa reunião com a Comissão de Meio Ambiente no intuito de acelerar a vinda dos técnicos do Dnocs de Fortaleza, mas eu e o prefeito Vando já tínhamos levado a demanda ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canutto, e estávamos aguardando uma resposta. Temos a esperança que essa obra sairá o quanto antes, porque o povo já não aguenta mais esperar”, disse.
Antes de visitarem a barragem, deputados, vereadores e moradores da cidade participaram de uma sessão especial na Câmara de Vereadores para tratar dos perigos oferecidos pelo reservatório. Participaram do evento o prefeito de Monte Santo, Vando, os vereadores José Carlos, Kleber de Andrade, Domingos Santana, Elias Reis, Gilmar Passos, Gilson, Maria Salete, Marcos Eliezio, Paulina Rodriges, Pedro de Almeida, Roselange, Jânio, Rodnei, presidente da Câmara de Vereadores, além do ex-prefeito Everaldo Araújo; o ex-vereador Seu Branco e a vereadora de Quijingue, Ivani Costa, o Secretariado e a população local.

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também