A rotina dos profissionais que se dedicam ao combate das zoonoses, em Barreiras, ganha uma função extra e que exige um grau significativo de humanidade e desprendimento. Os animais vítimas de maus-tratos são recolhidos com frequência pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e a partir daí, os três médicos veterinários iniciam um protocolo de cuidados para amenizar a dor e oferecer tratamento adequado aos animais, na maioria, equinos.

????????????????????????????????????

Há cinco meses no Centro de Controle de Zoonoses, outra égua, a Miguelina, foi encontrada abandonada no bairro São Miguel, com um corte provocado por foice em um dos membros anteriores. Estava tão debilitada que precisou ser carregada por quatro pessoas ao ser retirada do caminhão, já não ficava mais em pé. O tratamento foi iniciado com remédios e troca de curativos duas vezes ao dia. Hoje Miguelina já fica em pé e se alimenta bem, apesar do trauma sofrido e das fortes dores.

Em média, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses retiram 20 equinos de logradouros públicos todos os meses. Além de rondas diárias para busca de animais soltos, as denúncias são outra fonte que ajuda no trabalho de captura. Para denunciar maus-tratos a animais a população pode utilizar o telefone/WhatsApp (77) 99803-4508. O Zoonoses fica às margens da BR 135, saída para São Desidério.

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também