As unidades produtoras de lima ácida tahiti da Bahia estão autorizadas a exportar seus frutos para o Chile. O acordo, negociado ao longo de dois meses, foi fechado durante a Fruit Attraction São Paulo, principal feira internacional de frutas e hortaliças do Hemisfério Sul.

A conquista, que amplia o mercado internacional de citros baianos, foi resultado da articulação entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab e engenheiro agrônomo, destacou que a abertura do mercado chileno é fruto de uma política estadual que fortalece toda a cadeia produtiva – da lavoura ao comércio exterior. “O governo da Bahia, por meio da Seagri e da SDR, tem trabalhado com fomento, organização, inovação e busca por novos mercados”, afirmou, destacando ainda a atuação dos órgãos reguladores estaduais e federais.

Além da certificação fitossanitária para exportação, a Adab e o Mapa são responsáveis pelo controle de pragas, fiscalização de agrotóxicos, normativas sanitárias e educação fitossanitária no estado.

About Author
Fernando Machado
View All Articles
Últimas notícias do Blog.
Barreiras recebe Caravana Bahia Sem Fogo
Danilo alfineta Otoniel

Danilo alfineta Otoniel

abril 1, 2025
HO procura por médicos

HO procura por médicos

abril 1, 2025

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também