
A Operação Safra 2024/25 reforçou a presença das forças de segurança nas áreas rurais do oeste baiano e, mais uma vez, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães se destacaram como centros das principais ações de patrulhamento e fiscalização. O balanço da 11ª edição da iniciativa foi divulgado nesta quarta-feira (21), na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
Entre os meses de outubro de 2024 e março de 2025, a operação — conduzida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em parceria com a Aiba, a Polícia Militar e a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) — totalizou 15.634 abordagens, com destaque para 8.723 visitas a propriedades rurais e fiscalização intensa de veículos. Foram abordados mais de 5 mil veículos, entre carros e motos, em estradas e zonas produtivas da região.
A atuação resultou em cinco prisões em flagrante, nove armas de fogo apreendidas e na retirada de circulação de mais de 3,5 kg de drogas, entre maconha, cocaína e crack. Os dados confirmam a importância da operação para a segurança de produtores e trabalhadores no campo.
Além da segurança, a Adab também atuou no controle fitossanitário, com foco na fiscalização do transporte de fertilizantes e defensivos agrícolas. Barreiras e Luís Eduardo Magalhães receberam atenção especial nesse eixo, garantindo rastreabilidade e conformidade nas práticas do agronegócio.