O secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, contou que os municípios de Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras preocupam as autoridades baianas em relação ao crescimento no índice de contágio da Covid-19. Ele citou ainda as regiões baianas que merecem atenção especial por conta dos números de casos da doença, são elas: o Sudoeste, Sul e Oeste. As declarações foram dadas nesta manhã de quarta-feira (2), ao programa PNotícias, da Piatã FM.
Ao ser questionado sobre as cidades que mais preocupam o governo do estado em relação ao índice de contágio, Vilas-Boas disse: “Vitória da Conquista está crescendo, Itabuna está crescendo acima da média e é algo que nos preocupa, acho que também um olhar para Barreiras, deve ser prestado uma atenção especial”. E continuou: “Hoje o Sudoeste, Sul e Oeste são as regiões que estão crescendo acima da média do estado”.
O secretário ainda falou sobre a Bahia atingir taxa de menos de 1% de crescimento por dia no número de casos da doença. “Nós atingimos pela primeira vez uma taxa de crescimento média do estado inteiro inferior a 1%. Significa que todos os dias ela continua crescendo mas em uma velocidade menor. Nós já chegamos a crescer 30% ao dia”, começou.
“Já colocamos como meta chegar a um crescimento inferior a 5%, depois a 2% e hoje a gente está com 1%. As vezes a gente está crescendo até menos de 1%”, acrescentou. Ele ainda ressaltou a importância da população na obtenção desses números e relembrou que a sociedade deve manter as medidas para que não se venha a perder essa conquista. “A gente só conseguiu controlar graças ao esforço coletivo de toda sociedade. A gente não pode deixar isso vir a perder”, falou.
O secretário deixou claro que ainda não há motivos para comemorar e que, se a população não colaborar, os índices podem voltar a aumentar e todo os esforços feitos até aqui serão em vão.