A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu uma série de ações socioeducativas visando a sensibilização de turistas durante o período do Carnaval de Barreiras. Na sexta-feira (17), os mobilizadores estiveram no aeroporto e na rodoviária onde entregaram panfletos para quem chegava na cidade com dicas de uso econômico da água e para evitar o descarte de resíduos na rede de esgoto. Na quinta-feira (16), a equipe promoveu uma blitz educativa para os motoristas e pedestres que circulavam nas imediações da praça Castro Alves, no Centro de Barreiras. As equipes das áreas social e ambiental da empresa também entregaram, na terça-feira (15), material educativo para os gerentes e administradores de hotéis e pousadas da cidade para que a mensagem chegasse até os hóspedes durante os dias de folia.

Embora essas orientações já sejam repassadas aos hóspedes, a administradora do Hotel Solar das Mangueiras, Fabiana Leão, acredita que o informativo com recomendações que vem da própria concessionária de água e esgoto levam a uma maior reflexão ambiental por parte dos clientes.  “É importante que todos façam a sua parte para evitar desperdício de água e entupimento da rede coletora de esgoto, e que a estadia seja tranquila e agradável durante os dias da festa”, afirma. Para a gerente do Hotel e Pousada Rancho Verde, Sidônia Konin, esta ação é um reforço que contribui para sensibilizar quem se hospeda no período da folia. “Embora seja um momento de descontração e descanso, é importante que as pessoas continuem olhando para o meio ambiente, utilizando a água de forma correta”.

A iniciativa, que integra a Campanha de Verão da Embasa, visa chamar a atenção dos turistas para o uso econômico da água e dos cuidados com a rede de esgotamento sanitário, evitando o descarte inadequado de resíduos, principalmente pelo vaso sanitário. Para a assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, este é o momento em que muitos turistas, quando saem das suas casas e vêm para a folia, se esquecem de economizar água e de evitar jogar lixo na rede de esgoto. “Fechar a torneira na hora de ensaboar, escovar os dentes ou fazer a barba, reutilizar as toalhas mais de uma vez, e evitar descartar cotonete, absorvente, fralda e resto de comida no vaso sanitário, ou fio de cabelo pelo ralo, são ações simples, mas que promovem mais tranquilidade para os dias de festa na cidade”.

 

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também