O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (01|fev), no auditório do hotel Solar Rio de Pedras, para prestar contas do seu primeiro mês à frente da gestão municipal.

Por mais de duas horas o alcaide e seus secretários trataram sobre as ações inicias do governo.

Num tom de entusiasmo e esperança, Junior repetiu em vários momentos da coletiva que para pôr em prática seu plano de governo, “basta boa vontade e determinação”.   A palavra “povo” também ecoou repetidas vezes de forma marcante na fala do prefeito.

Compilado:

Endividamento
Júnior abriu o encontro apresentando dados oficias referentes à dívida pública da cidade. De acordo com o prefeito, entre empréstimos e restos a pagar, o endividamento de Luís Eduardo Magalhães ultrapassa a casa de R$ 90 milhões.

Saúde
Marabá informou sobre a reabertura de 10 postos de saúde fechados desde o fim de novembro. Ele lembrou que no início da gestão anterior foram precisos 4 meses até a retomada dos primeiros serviços de saúde.
O secretário da pasta, Darkson Marques completou anunciando que o município já oferece consultas e exames médicos com profissionais de 14 áreas especializadas e que nós próximos dias outras tantas serão ofertadas.

Educação
O retorno às aulas foi um dos principais temas levantados pelos comunicadores no encontro.
O secretário municipal de Educação, Carlos Lopes garantiu que tudo está praticamente pronto para o retorno das atividades escolares.
Carlos disse que o município adotará, por causa da pandemia de Coronavírus, o sistema híbrido de ensino, uma combinação entre monitoria presencial e atividades remotas. Quanto ao termino do último trimestre de 2020, que ficou pendente, o secretário falou que o governo ainda estuda uma forma de concluir o ciclo.

Rio dos Cachorros
Sobre as obras de canalização do Rio dos Cachorros,  curso d’água que corta boa parte da cidade e que no período de chuvas transborda alagando prédios residenciais e comerciais, Júnior disse que um novo projeto de engenharia está sendo feito a fim resolver definitivamente o problema. O prefeito informou ainda que os recursos, um pouco mais de R$ 17 milhões, estão garantidos.

Taxa de esgoto
Reclamação eterna dos clientes da Embasa, a taxa de esgoto, que majora o valor das contas de água em até 80%, deverá ser revista. Marabá afirmou que assim que o contrato de concessão com a empresa pública estadual expirar, um novo acordo será firmado de modo a permitir a redução do percentual cobrado.

Pavimentação
Duas boas notícias sobre a melhoria de ruas e avenidas foram dadas na coletiva à imprensa:
Junior relatou que no encontro com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, em Salvador, na semana passada, ficou estabelecido que a empresa e a Prefeitura irão celebrar um convênio para que a recuperação na malha asfáltica do município, quando escavada para reparos nos dutos de água, serão realizados não mais pela estatal baiana, mas sim pelo próprio governo municipal.
Outra boa nova foi dada pelo secretário de Governo e Articulação, Danilo Henrique. O secretário contou que está pronto o processo de licitação para o asfaltamento de aproximadamente 30 quilômetros de ruas. A ordem de serviço deve ser dada pelo prefeito Junior Marabá nos próximos dias.

Loteamentos
“Eu vou comprar briga com quem quer que seja”. Com esta frase forte, Junior Marabá anunciou o fim do que ele chamou de “farra dos loteamentos”.
Para o prefeito, o principal causador do grave problema estrutural no que diz respeito à urbanização de Luís Eduardo Magalhães são os loteamentos criados sem condições mínimas de atender adequadamente à população.
O gestor contou que suspendeu a autorização dada pelo ex-prefeito Oziel Oliveira, no fim do ano passado, para a abertura de novos bairros. “Enquanto eu for prefeito, a população não será mais prejudicada com a compra de terrenos em loteamentos totalmente irregulares. Acabou o tempo da troca de terrenos por autorização para loteamentos”, afirmou.

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também