2020 – Partidários do deputado federal Carlos Tito estão descontentes com o líder. Para um grupo de aliados na região, o parlamentar sumiu após a vitória de 2018, indo e vindo de Brasília sem informar aos companheiros seu paradeiro. Para outro conjunto, que se prepara para disputar uma vaga na Câmara de Barreiras, a determinação da Professora Lurdinha, que é mãe do deputado, em ser candidata à vereadora, não é vista com bons olhos.
2022 – O deputado estadual Antonio Henrique Júnior decidiu ampliar o raio de ação do seu mandato. Toinho vai partir no sentido Sul da Bahia. Natural de Itabuna, Júnior é o o único parlamentar na Assembleia Legislativa nascido na Capital do Cacau. Apesar disso, na última eleição o pepista teve apenas 208 votos na cidade. O deputado mira abocanhar uma fatia maior dos quase 160 mil eleitores da terra de Jorge Amado.
2024 – Dada como “favas contadas”, a reeleição do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, criou um vazio nas Oposições. Prova disso é que até o momento não há um nome nutrido eleitoralmente, confiável politicamente e disposto a sair derrotado das urnas. Porém, o PT enxerga nisso tudo uma oportunidade: a sigla prepara a candidatura de uma professora da Ufob à prefeita. Os olhos da legenda estão virados para o pós-Zito.