O município de Ibotirama, localizado na Bahia, na margem direita do rio São Francisco, registrou a segunda maior temperatura desde 2008, quando a medição oficial foi iniciada na cidade pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Por volta das 16h desta quarta-feira (7), os termômetros registram 42,2 °C, maior temperatura registrada desde 2015, quando os termômetros marcaram 42,4ºC no dia 6 de novembro, e segunda maior temperatura da série histórica iniciada em 2008, quando o Inmet instalou a estação meteorológica no município.
A umidade relativa do ar também caiu bastante no município, chegando a críticos 10%. Esta combinação de altas temperatura com baixa umidade relativa do ar pode agravar o problema dos incêndios florestais, além de trazer danos à saúde, como ressecamento da pele e dos olhos. A recomendação dos especialistas é para que seja evitada a exposição ao sol e a realização de atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia. Também é recomendado cuidado redobrado com a hidratação.
O tempo continuará quente na cidade nos próximos dias. Até o fim de semana, as máximas podem superar 43ºC e a umidade relativa do ar pode chegar a 8%. Há previsão de pancadas de chuva rápidas e isoladas no fim de semana, mas o calor intenso deve prevalecer na cidade pelos próximos 15 dias.