Depois de dois anos de pandemia, o Rally da Safra vai reunir, em Luís Eduardo Magalhães (BA), produtores e profissionais do agronegócio de maneira presencial no evento técnico “Condições da safra brasileira e mercado de grãos”. O encontro ocorrerá no próximo dia 19 de abril (terça-feira), a partir das 18h, no Clube Rio das Pedras, em LEM, um dos principais municípios de produção agrícola do Brasil.
O CEO da Agroconsult, organizadora do Rally, André Pessôa, apresentará informações sobre o cenário das culturas de soja e milho e os resultados da Etapa Soja do Rally da Safra. Em seguida, haverá um debate com todos os presentes.
“Será um momento de construção de conhecimento e de retribuirmos aos produtores todos os dados coletados em campo, além de uma oportunidade de reuni-los para troca de informações e interação com os técnicos das empresas patrocinadoras”, explica Pessôa.
Durante a Etapa Soja, os técnicos da principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil percorreram mais de 30 mil quilômetros e avaliaram cerca de 1.000 amostras de soja nas principais regiões brasileiras. Este ano, os desafios impostos pelo clima tornaram mais difícil a tarefa de projetar o tamanho da safra. Nesse sentido, o Rally da Safra contou com a metodologia de campo aprimorada em 19 edições e a base de dados de milhares de lavouras avaliadas durante esse período.
Diante disso, a Etapa Soja terminou com uma estimativa de produção de 124,6 milhões de toneladas – uma quebra de 10,6% sobre a safra 20/21 e 19,7 milhões de toneladas a menos do que o previsto no início da safra, em setembro do ano passado. O clima seco e quente de meados de dezembro até boa parte do primeiro trimestre de 2022 no Sul do Mato Grosso do Sul, além de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná provocou a quebra significativa. Já as lavouras de boa parte do Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste se desenvolveram sob condições adequadas e apresentam resultados de bons a excelentes.
A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrerão o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.
Ao todo, 11 estados serão visitados durante o Rally da Safra 2022. A expectativa é coletar 1.600 amostras em campo. A expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.