Na noite de quarta-feira (20|out), a Rede Bandeirantes de Televisão realizou a entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes. O evento, que tem como objeto homenagear as boas práticas da gestão pública no país, aconteceu em diversos estados do Brasil.

Na Bahia, a festa ocorreu na sede da emissora, no bairro da Federação, em Salvador. Ao todo 18 municípios baianos foram premiados, sendo três da região Oeste.

Barreiras venceu na categoria “eficiência fiscal e transparência”, entre municípios com mais de 100 mil habitantes. Luís Eduardo Magalhães faturou o prêmio no quesito “desenvolvimento e ordem pública”, entre cidades de 30 até 100 mil moradores. Já São Desidério ficou em segundo lugar na categoria “eficiência fiscal e transparência”, entre municípios de 30 até 100 mil habitantes.

Mas se os números das três maiores cidades da região Oeste forem confrontados diretamente, desconsiderando as populações, o quadro muda.

O Prêmio Band Cidades Excelentes usa como referência dados do Índice de Gestão Municipal Aquila, pertencentes ao Instituto Aquila, uma empresa de consultoria internacional em gestão.

Para a premiação, o Aquila considerou o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (ADHB), que por sua vez cria o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). As duas metodologias usam as mesmas três dimensões do IDH Global: saúde, educação e renda.

A partir daí, o Instituto criou um cálculo com base em cinco eixos – fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Esta conta resulta num grande banco de informações chamado por ele de Índice de Gestão Municipal Aquila.

Quando comparadas apenas as informações sobre Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, é possível chegar a seguinte conclusão: São Desidério vence em dois quesitos, fiscal e infraestrutura. Luís Eduardo Magalhães leva a melhor em educação e desenvolvimento. E Barreiras ganha apenas na saúde.

A escala do IGMA varia de 0 a 100 – quanto mais próximo de 100 for o índice, mais excelente é a cidade. Na soma total do IGMA, Luís Eduardo Magalhães lidera o ranking na região, com nota 52,34. Barreiras vem logo em seguida, com 50,96. São Desidério, marca 46,27.

Confira os números

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também