Na próxima semana (24 a 26/06), a região Oeste da Bahia será contemplada com 3 mil protetores faciais doados pelo projeto voluntário CoronaVidas distribuídos em duas cidades pólos: Barreiras e Bom Jesus da Lapa. A iniciativa do projeto nasceu na cidade de Feira de Santana-BA e alcançou estados como Amazonas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro e já entregou um total de 160 mil protetores faciais para profissionais de saúde em várias partes do país.
De acordo com a professora Fernanda Vasques Ferreira, da UFOB de Santa Maria da Vitória, o processo de distribuição segue uma análise de pedidos feitos pelas unidades de saúde e pelas secretarias municipais que são avaliadas por uma equipe multidisciplinar a partir de critérios. A professora Fernanda explicou que a prestação de contas do trabalho à sociedade é fundamental: “Vamos intensificar a comunicação e pedimos apoio à imprensa, rádios, emissoras e sites para que a informação de que a doação dos 3 mil protetores faciais chegue a todos os cidadãos dos municípios e aos que trabalham na rede de saúde”.
Distribuição
Para organizar a montagem e distribuição das face shields, um grupo de voluntários atua seguindo protocolos de segurança desenvolvidos pela Ong Instituto Pepo, também parceira do CoronaVidas. O IFBA Campus Barreiras irá fazer a distribuição dos protetores faciais para os municípios de: Barreiras, Tabocas, Cristópolis, Baianópolis, Angical e Luís Eduardo Magalhães. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Bom Jesus da Lapa é parceira do projeto e fará a distribuição para Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Igaporã, Riacho de Santana, Caetité, Jaborandi, Correntina, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Santana e Canápolis.