Devido à ocorrência de incêndios florestais na região do Val da Boa Esperança, zona rural de Barreiras, que se alastrou de forma muito rápida desde terça-feira (16), fez com que entidades se reunissem para criar estratégias de operação ao combate de forma compartilhada e organizada. Com intuito de evitar o alastramento do fogo, o objetivo agora é mitigar os impactos consequentes, prevenindo para a segurança das comunidades em torno e a preservação da fauna e flora.

A iniciativa uniu Prefeitura de Barreiras, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e o 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM), em uma reunião nesta quarta-feira (17), com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Adson Marchesini, que veio à Barreiras acompanhar a operação.

O encontro que foi realizado na sede do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Demósthenes Júnior; do secretário de Infraestrutura, João Sá Teles; do coordenador da Defesa Civil Municipal, Thiago Cléber; bem como, do coordenador estadual do Prevfogo/Ibama, Denilson Oliveira e a Maj.BM Reijane Santos, subcomandante do 17° GBM.

Na reunião, foi feita uma análise da situação de queimadas na região do Val da Boa Esperança, que já conta com um efetivo de 72 bombeiros militares, 30 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), criado em parceria com a Prefeitura de Barreiras.

 

 

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também