A maioria dos torcedores brasileiros é contra o retorno imediato do futebol, mesmo sem a presença de público nas arquibancadas, e mais de 90% deles não se sentiria seguro no estádio neste ano sem novas medidas de saúde. A conclusão foi de uma pesquisa realizada de forma on-line, com mais de 3 mil pessoas, liderada por um grupo de acadêmicos e profissionais do mercado, com apoio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva.

O estudo sugere que os clubes e as arenas terão dificuldade para atrair os torcedores caso voltem a ter público ainda em 2020. Entre as respostas, 36% dos torcedores afirmou que só se sentiria seguro nas arquibancadas com a implementação de novos protocolos de higiene, saúde e segurança. Um menor número, 26%, afirmou que se sentirá confortável apenas após a vacina para o Covid-19. E 32% disse que não se sentirá seguro de nenhuma maneira neste ano.

Ainda assim, o número de pessoas que responderam a favor da volta imediata do futebol, mesmo sem torcedores nas arenas, surpreendeu os pesquisadores. Foram 33% de respostas positivas para o retorno esportivo, contra 61% de respostas negativas e 6% de torcedores que não souberam responder à pergunta.

Entre os torcedores que responderam à pesquisa, 44% afirmou que frequenta a maioria dos jogos de seu time e 37% frequenta estádio esporadicamente. Foram 3023 entrevistados, com 3 mil respostas válidas. Segundo o grupo de pesquisadores responsável pelo estudo, o índice de confiabilidade dos resultados é de 95%. A margem de erro considerada no levantamento é de dois pontos percentuais.

Máquina do Esporte

 

Comente a postagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também