A primeira noite do III Festival da Juventude, na quinta-feira (15|ago), em São Desidério foi um verdadeiro espetáculo. Crianças, jovens e adultos se revezavam no palco montado na parte baixa da barragem sobre o rio que tem o nome da cidade. Um grande público acompanhou por horas as apresentações artísticas do surpreendente evento.
Mesmo com ricas performances de personagens das artes locais e regionais, dois atores, porém da política, chamaram a atenção dos espectadores presentes. Trata-se dos prefeitos de Barreiras, Zito Barbosa, e de São Desidério, Zé Carlos.
Zito chegou ao local da festa no estilo Zito: sem alarde, mansinho e solícito. Percorreu lentamente o balaústre da ponte sobre a represa cumprimentando um a um cada cidadão que lá se encontrava.
Zé Carlos, avisado da presença de Barbosa no Festival, abandonou às pressas outros afazeres e correu para dividir com Zito a atenção de populares.
Num momento de espontaneidade, durante um batuque tradicional de Reis, Zito saltou a dançar pelo piso da Lavanderia Cultural. Já Zé se movia para frente e para trás, num vai e vem coordenado acompanhando a um passo o adversário.
Para os eleitores dos Barbosa em São Desidério, o ex-prefeito do município roubou a cena. Para os seguidores do atual gestor da cidade, Zé Carlos mostrou fineza.
Os correligionários de Zito dizem que ele venceria a disputa em São Desidério com facilidade caso fosse candidato. Por outro lado os liderados do alcaide da hora na Capital das Cavernas acreditam que nem o Dom Frei Luís Cappio impediria a reeleição de Zé Carlos.
No vídeo acima, de camisa branca mangas longas e calça azul, Zé Carlos balança ao bailar de seu principal opositor, que no centro da roda de samba, dança.