Dados das pesquisas dos institutos Insight e Séculos mostram que a gestões nos dois maiores municípios do Oeste da Bahia passam por momentos distintos. Se por um lado a população de Luís Eduardo Magalhães reprova o governo do prefeito Oziel Oliveira (PSD), conforme estudo divulgado pelo ZDA em agosto último, por outro lado a população de Barreiras avalia a gestão do prefeito Zito Barbosa (DEM) como positiva, segundo análise publicada pelo Bahia Notícias.
Zito e Oziel receberam seus municípios em situação idêntica; com as contas azeitadas e os serviços em perfeito estado de funcionamento. Diferente de Oliveira, Barbosa assumiu um volume considerável de obras abandonadas. Com os orçamentos recheados, Barreiras e Luís Eduardo gastam os recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, o chamado “Precatório do Fundeb”. Se o gestor de Barreiras prepara ordem de serviço para a construção de um grande e moderno hospital municipal, o alcaide da cidade vizinha não consegue responder ao clamor da população mais necessitada por saúde.
O resultado disso tudo é que quase 90% da população de Barreiras aprova a gestão Zito Barbosa, enquanto que mais de 75% dos moradores de Luís Eduardo Magalhães rejeitam o governo Oziel Oliveira.